Graduação
em Direito

Sobre o curso de Direito

A proposta é implantar um curso de Direito que abarque a questão da inclusão digital e que aposte na inovação, nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, na filosofia e uso de ferramentas tecnológicas para a transformação social e econômica de seus alunos, docentes e da comunidade local.

O projeto pedagógico tem como objetivo a formação de lideranças na área jurídica e assim possibilitar aos novos bacharéis o acesso a bons empregos na iniciativa privada ou aos cargos, empregos ou funções da administração pública direta e indireta.

O curso apresentará, ainda, ferramentas teóricas e práticas centradas no empreendedorismo jurídico e nos negócios.

Uma novidade da Faculdade Treze de Maio, mas com a tradição e a experiência de professores comprometidos com a formação jurídica.

Turno e Horário

Presencial
Noturno: 18h45 às 23h

Coordenação do Curso

Matriz Curricular

Duração do curso
de Direito

A pessoa que deseja cursar Direito, terá que se dedicar por cinco anos (10 semestres) aos estudos de graduação. Além disso, para poder entrar no mercado de trabalho como profissional, é necessário realizar a prova da OAB no final ou após a graduação.

Público

Estudantes que pretendam trabalhar em grandes escritórios de advocacia, em Consultorias na área Jurídica, em departamentos Jurídicos de empresas nacionais e estrangeiras. Ingressar na magistratura federal ou estadual, no Ministério Público ou Concursos na área Jurídica.

Áreas do Direito

Ao todo, o Direito tem 10 áreas diferentes para serem exploradas
pelos seus profissionais, sendo elas:
Direito Civil
Direito Penal e Processo Penal
Direito Tributário
Direito do Trabalho
e Processo do Trabalho
Compliance Contratual
Direito Previdenciário
Direito Público
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direitos de Família
e das Sucessões

Onde atuar quando formado

A pessoa formada no curso de Direito tem um leque de opções
de onde atuar, como por exemplo:
Escritórios de Advocacia;
Empresas;
Consultorias na área Jurídica;
Magistratura;
Ministério Público;
Defensoria Pública;
Procuradorias Estaduais e Municipais;
Comércio Exterior;
Cartório de Registro Imobiliário e de Notas;
Administração Pública Direta e Indireta.
A Faculdade Treze de Maio- FTM apresenta uma proposta de ensino diferenciada e inovadora, com conteúdos atualizados com as diretrizes do MEC, OAB e com as mudanças no mercado. Aulas serão dinâmicas com profissionais experientes. Metodologia inovadora que prepara os alunos desde o primeiro semestre para o competitivo mercado de trabalho, aliando disciplinas teóricas e práticas de laboratórios. A Faculdade Treze de Maio apresentará no curso de Direito:Aulas expositivas e práticas; Palestras com Juízes, Promotores, Procuradores da República e Desembargadores. Os conteúdos prepararão os alunos para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e para Concursos Públicos.

A duração do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Treze de Maio far-se-á através de regime semestral em, no mínimo, 10 semestres e, no máximo, 15 semestres letivos.

O curso atenderá às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Direito, bem como às orientações do Conselho Nacional de Educação para os Cursos Jurídicos e também as diretrizes estabelecidas pela OAB para o ensino jurídico no Brasil, a pesquisa do sistema jurídico, a extensão comunitária e principalmente a prática jurídica.
Rua Verava, nº 97, Bloco B,
Várzea de Baixo – Santo Amaro,
CEP 0470-010, São Paulo

Professor Marcio Hiroshi Ikeda

GRADUADO em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI (1997). GRADUADO em Direito pela Universidade Paulista UNIP; Integrante dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo; Mestre em Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especializado em Direito Militar e Processual Militar pela Escola Paulista de Direito, Especializado em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Legale, Cursou Inglês na Universidade Evergreen State College em Olympia – Washington State, Realizou o Curso de Aperfeiçoamento – Infância e Juventude (Convênio OABSP/Defensoria Pública) na Escola Superior de Advocacia (ESA-SP); Sócio e Fundador do Escritório Marcio Ikeda Sociedade de Advogados. Palestrante em Direito Penal e Direitos humanos. Atuou como Professor na Marinha do Brasil de fevereiro de 2005 à junho de 2006 para Oficiais Militares do 8 Comando do Distrito Naval, sendo reconhecido e condecorado pelos méritos dos serviços prestados. Coordenador de direito no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. Professor de Direito e Administração no Centro Universitário Ítalo Brasileiro desde fevereiro de 2020. Presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Saúde – Vila Clementino (2019-2023). Vice-Presidente da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Santo Amaro. Advogado atuante em Direito Civil – família e sucessões, Direito Penal (crimes contra o sistema financeiro, crimes contra a ordem tributária e crimes ambientais); Sustentação Oral – Tribunal de Justiça e Tribunais Superiores.